As decisões que as empresas tomam diariamente, condicionadas pela realidade em cada momento, determinam o seu percurso e sucesso.
Apoio global à gestão
Para apoiar de forma pró-ativa a tomada de decisões, a Significado Lógico Lda., desenvolve ferramentas de gestão adaptadas a cada realidade empresarial. São exemplos, os relatórios esporádicos de gestão ou os relatórios periódicos de gestão.
Ponto morto de vendas
Saber adequar a estrutura da empresa ao negócio, de modo a que dele se obtenha a rentabilidade desejada, é outro dos fatores que determina uma gestão bem sucedida. É, por isso, fundamental saber calcular o ponto morto de vendas, ou seja, saber determinar o volume de negócios da empresa, cuja rentabilidade líquida é igual a zero.
Orçamento anual
Outra ferramenta de gestão fundamental é o orçamento anual. Ele fomenta um melhor desempenho da empresa, uma vez que impõe a definição de objetivos, o controlo e a avaliação dos resultados finais, sendo a sua implementação e acompanhamento realizados, numa participação interativa, entre o “cliente” e a Significado Lógico Lda..
Negociação de financiamentos
Um tema “de sempre” e com grande atualidade, é a crescente dificuldade na relação entre as empresas e banca, sobretudo no domínio da negociação de financiamentos. É uma tarefa delicada e a documentação exigida é cada vez mais complexa. É neste contexto e com o intuito de reforçar argumentos, que oferecemos a nossa experiência e o nosso conhecimento. Dominar os padrões de avaliação utilizados pela banca num processo de negociação, pode ser determinante para uma operação bem sucedida.
Estudos de Viabilidade Económica e Financeira
Ainda no contexto dos financiamentos, podemos realizar os estudos de viabilidade financeira e económica, integrados ou não em Planos de Negócios, frequentemente exigidos pelas entidades financiadoras.
Organização
A desorganização, é uma das grandes inimigas da produtividade. Melhorar a organização interna da empresa, o desempenho e a motivação dos colaboradores, preparando-os para os desafios diários, são outras das missões em que nos propomos participar. É sobretudo, através do recurso a ferramentas de avaliação do desempenho e da motivação e do recurso a metodologias de gestão orientadas para o cliente, que procuramos aumentar a produtividade e consequentemente maximizar os resultados.
Reorganizar e identificar convenientemente os diferentes processos na empresa, permite criar um sistema de responsabilidades e de atribuição de tarefas inequívoco, o qual, contribui certamente para o aumento da produtividade e consequentemente para a melhoria da eficiência e da eficácia da organização.
As necessidades das empresas e o âmbito dos serviços contratados, determinarão a presença e a periodicidade das reuniões de análise e acompanhamento.